CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

  • Junior Timóteo dos Santos
Palavras-chave: Brincadeiras, Jogos, Educação Infantil

Resumo

Pretendemos com esse estudo mostrar que a ludicidade é uma maneira surpreendente de aprendizagem promover a integração entre as crianças é fundamental para o seu desenvolvimento social e cognitivo. A realização deste estudo objetiva a reflexão dos educadores em relação a sua prática dando atenção especial aos jogos de exercícios no período sensório-motor, momento em que as crianças, ao brincarem, aprendem a coordenar visão e movimento das mãos e dos pés: visão e audição, enfim a perceber o mundo a sua volta, e começam a agir para dele participar. Com os jogos e brincadeiras espera-se que favoreçam as atividades apresentadas pelos professores desenvolvendo as relações sociais na sala de aula. Por meio da observação e registro do professor é possível diagnosticar as ideias, os valores e as fases do desenvolvimento da criança podendo assim observar o momento adequado de intervir para aquisição de conhecimentos, no brincar direcionado, podemos propor brincadeiras ou jogos com objetivos específicos a serem alcançados. O professor ao utilizar jogos e brincadeiras como recurso pedagógico deve planejar a sua aplicação, para que possa desafiar sem aluno e abrir sua mente para descoberta, além de sistematizar o conhecimento que foi construído, permitindo que o jogo não seja visto apenas como diversão ou para motivar sua aula expositiva, mas como algo que estimule o aprendizado.

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Publicado
2018-05-23