RELAÇÃO FAMILIA E ESCOLA: UMA APROXIMAÇÃO NECESSÁRIA
Resumo
A Relação Família e Escola, em um contexto em que a pesquisa tem o objetivo de contribuir para o processo ensino-aprendizagem de crianças/adolescentes do Ensino Fundamental, justificam-se considerando a necessidade de interação entre esses agentes: pais/responsáveis e escola. Através dessa pesquisa, podemos observar que há inúmeros paradigmas quando visualizamos uma interpretação e gestão das realidades sociais existentes, podendo defender modelos sistemáticos, numa perspectiva de integrar as funcionalidades, em que a flexibilização, a mudança e o conflito devem ser elementos coexistentes. Assim, além das estruturas e das funções da família e da escola, devemos considerar também as transformações que estão ocorrendo na sociedade moderna em que fazemos parte, nas suas instituições e no que diz respeito aos aspectos sociais instáveis que exigem uma compreensão diferente a cada dia, dinamizando as respostas mais condizentes. Assim, a pesquisa tem como resultado reforçar que a relação família-escola, que é extremamente importante na construção da identidade e autonomia do aluno trazendo-lhe um papel cada dia mais ativo, a partir do momento em que o acompanhamento desta, durante o processo educacional, leva a aquisição de uma maior autonomia por parte dos filhos que devem se sentir duplamente amparados, ora pelo professor, ora pelos pais, o que irá incorrer do processo ensino-aprendizagem.
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