https://revista.faculdadeisespi.com.br/index.php/isespi/issue/feed Revista ISESPI 2018-05-23T17:45:41-03:00 Open Journal Systems ISESPI; REVISTA ISESPI; REVISTA; PERIÓDICO https://revista.faculdadeisespi.com.br/index.php/isespi/article/view/8 RELAÇÃO FAMILIA E ESCOLA: UMA APROXIMAÇÃO NECESSÁRIA 2018-05-23T17:45:41-03:00 Jose Francisco dos Santos js@f.sa <p align="justify">A Relação Família e Escola, em um contexto em que a pesquisa tem o objetivo de contribuir para o processo ensino-aprendizagem de crianças/adolescentes do Ensino Fundamental, justificam-se considerando a necessidade de interação entre esses agentes: pais/responsáveis e escola. Através dessa pesquisa, podemos observar que há inúmeros paradigmas quando visualizamos uma interpretação e gestão das realidades sociais existentes, podendo defender modelos sistemáticos, numa perspectiva de integrar as funcionalidades, em que a flexibilização, a mudança e o conflito devem ser elementos coexistentes. Assim, além das estruturas e das funções da família e da escola, devemos considerar também as transformações que estão ocorrendo na sociedade moderna em que fazemos parte, nas suas instituições e no que diz respeito aos aspectos sociais instáveis que exigem uma compreensão diferente a cada dia, dinamizando as respostas mais condizentes. Assim, a pesquisa tem como resultado reforçar que a relação família-escola, que é extremamente importante na construção da identidade e autonomia do aluno trazendo-lhe um papel cada dia mais ativo, a partir do momento em que o acompanhamento desta, durante o processo educacional, leva a aquisição de uma maior autonomia por parte dos filhos que devem se sentir duplamente amparados, ora pelo professor, ora pelos pais, o que irá incorrer do processo ensino-aprendizagem.</p> 2018-05-23T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://revista.faculdadeisespi.com.br/index.php/isespi/article/view/7 O IMPACTO DA INDISCIPLINA NO CONTEXTO ESCOLAR 2018-05-23T17:45:41-03:00 Maria dos Remédios Regina de Jesus Lima mr@aa.com <p align="justify">Os motivos de o comportamento indisciplinar, na atribuição da maioria dos professores, provêm da família do aluno, ou seja, daqueles que não tem limites em casa ou daqueles com problemas familiares graves. Para enfrentar o problema da indisciplina os professores utilizam estratégias diversas na sala de aula que vão desde as atitudes com caráter punitivo como repreensão verbal, até o reforço com elogios para os comportamentos adequados. Conclui-se, para lidar com a indisciplina, os professores possuem algumas características aversivas, utilizam-se também de alguns conceitos da análise do comportamento, porém de modo empírico. Desse modo, porém se faz necessário, formação que venha dar subsídio ao professor para que saiba lidar com segurança com o comportamento do aluno, para isso a análise do comportamento constitui-se uma importante ferramenta.</p> 2018-05-23T17:20:41-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://revista.faculdadeisespi.com.br/index.php/isespi/article/view/6 INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL 2018-05-23T17:45:41-03:00 MARIA DOS REMÉDIOS REGINA DE JESUS LIMA mr@aa.com <p align="justify">O processo da inclusão tem significado mais amplo que a simples matrícula ou inserção do aluno na escola. Ele abrange a importância da permanência dessas pessoas no cotidiano escolar, aonde sua cidadania vai sendo construída até atingir seu desenvolvimento pleno. O trabalho educacional desenvolvido pela escola na atualidade precisa oferecer possibilidades expressas para que TODOS desenvolvam suas potencialidades, suas habilidades e tenham a oportunidade&nbsp;de exercer a cidadania sem prejuízos frente aos conhecimentos formais advindos do estudo científico.</p> 2018-05-23T17:31:27-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://revista.faculdadeisespi.com.br/index.php/isespi/article/view/5 IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL 2018-05-23T17:45:41-03:00 Mayara De Miranda Santos may@may.com <p align="justify">Este trabalho consiste numa análise das principais dificuldades encontradas pelos alunos em fase pré-escolar numa perspectiva de verificar em como as atividades lúdicas podem favorecer ao processo de ensino aprendizagem, a partir daí, foram estudadas as condições determinantes para trabalhar com os jogos na educação infantil e se constatou que essas dificuldades enfrentadas pelos alunos ocorrem pela falta de criatividade do professor em não inserir atividades interessantes que tornem sua a aula mais atrativa, despertando no aluno o interesse em participar das ações desenvolvidas em sala de aula.</p> 2018-05-23T17:34:24-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://revista.faculdadeisespi.com.br/index.php/isespi/article/view/4 IMPORTÂNCIA DO LÚDICO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 2018-05-23T17:45:41-03:00 Elisângela Serafim Moura els@m.com <p align="justify">O presente artigo teve como objetivo investigar como os professores utilizam o lúdico como estratégia no processo de ensino aprendizagem de matemática no 1</p> <p><strong>º </strong>ano do ensino fundamental. Pode-se perceber que alguns professores vêm utilizando o lúdico como metodologia de ensino, e que os jogos e brincadeiras, são as atividades mais utilizadas para introduzir e relacioná-lo com a teoria. Defendem que as crianças conseguem aprendem mais rápido e com mais interesse, além de aprender brincando. Colocam como pontos positivos, as aulas não serem exaustivas, e que se torna mais prazeroso tanto para criança como para o docente, além de aprenderem mais do que simplesmente com a teoria. Acredita-se que não há ponto negativo, e que o lúdico vem facilitar a relação teoria a pratica, pois são propostas atividades que vivenciam no dia a dia para resolução de problemas e operações matemáticas. Defende-se também que o lúdico favorece a construção de conceitos e socialização entre os alunos, além de favorecer o raciocínio e estimula a criatividade da criança. É pertinente enfatizar que o lúdico para que seja bem executado e alcance a finalidade deve ser bem elaborado. Só assim será prazeroso tanto para quem aprende quanto para quem ensina.</p> 2018-05-23T17:39:44-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://revista.faculdadeisespi.com.br/index.php/isespi/article/view/2 IMPORTANCIA DA AFETIVIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL 2018-05-23T17:45:41-03:00 Antonio Vieira da Silva antv@period.com <p align="justify">O trabalho trata sobre a questão familiar e escolar em relação a afetividade e como a mesma pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem, fazendo ainda um resgate histórico do papel social da infância a nível mundial, relacionando-o com a realidade estudada. Os dados obtidos sugerem que a afetividade esteja diretamente ligada à educação, contudo ainda há resistência em lidar com ela dentro das escolas devido ao fato da insegurança dos profissionais em perderem suas autoridades e sua capacidade de persuasão com os alunos.</p> 2018-05-23T17:42:27-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://revista.faculdadeisespi.com.br/index.php/isespi/article/view/1 CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2018-05-23T17:45:41-03:00 Junior Timóteo dos Santos jrt@aa.com <p align="justify">Pretendemos com esse estudo mostrar que a ludicidade é uma maneira surpreendente de aprendizagem promover a integração entre as crianças é fundamental para o seu desenvolvimento social e cognitivo. A realização deste estudo objetiva a reflexão dos educadores em relação a sua prática dando atenção especial aos jogos de exercícios no período sensório-motor, momento em que as crianças, ao brincarem, aprendem a coordenar visão e movimento das mãos e dos pés: visão e audição, enfim a perceber o mundo a sua volta, e começam a agir para dele participar. Com os jogos e brincadeiras espera-se que favoreçam as atividades apresentadas pelos professores desenvolvendo as relações sociais na sala de aula. Por meio da observação e registro do professor é possível diagnosticar as ideias, os valores e as fases do desenvolvimento da criança podendo assim observar o momento adequado de intervir para aquisição de conhecimentos, no brincar direcionado, podemos propor brincadeiras ou jogos com objetivos específicos a serem alcançados. O professor ao utilizar jogos e brincadeiras como recurso pedagógico deve planejar a sua aplicação, para que possa desafiar sem aluno e abrir sua mente para descoberta, além de sistematizar o conhecimento que foi construído, permitindo que o jogo não seja visto apenas como diversão ou para motivar sua aula expositiva, mas como algo que estimule o aprendizado.</p> 2018-05-23T17:45:23-03:00 ##submission.copyrightStatement##